14/04/2022

Vacina contra a gripe: tudo sobre o assunto!

Vacinar-se todos os anos é fundamental para evitar a disseminação do vírus da gripe. Entenda tudo sobre a gripe e o processo de vacinação.

Ao longo dos anos, especificamente desde 1999, a população brasileira vem sendo vacinada contra a gripe. Durante todo esse período, a vacina tem tido um papel fundamental para o controle de endemias e pandemias causadas por esse vírus. 

A gripe atinge milhares de pessoas durante o ano, e a vacina é uma arma fundamental para o controle desse vírus. 

Para ajudar você a tirar suas dúvidas sobre a gripe, entender quais os tipos existentes e saber mais sobre as formas de prevenção, trouxemos um conteúdo completo.

Aproveite a leitura! 

Quais os tipos de gripe 
A importância da vacinação contra a gripe
Principais dúvidas sobre a vacina contra a gripe

Quais os tipos de gripe 

Vacina contra a gripe: tudo sobre o assunto!

É comum relacionarmos o inverno à gripe e achar que ele é um dos causadores do vírus. Porém, por mais que nossa experiência mostre o aumento de casos da gripe no inverno, a verdade é que isso acontece pelo motivo de que nessa época do ano as pessoas ficam mais próximas em ambientes fechados, o que aumenta a disseminação do vírus. 

A gripe é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus da influenza, que é subdividido em 3 tipos: A,B e C. Sendo que, apenas os tipos A e B podem causar problemas à vida humana. 

Entenda melhor sobre eles:

Influenza A

Este tipo pode atingir tanto aves quanto humanos. Além disso, apresenta alguns subtipos como: H1N1, H2N2 e H3N2. Sendo estes os que causam maiores complicações em pacientes. 

Influenza B

O tipo B é dividido em duas linhagens, a Victoria e a Yamagata. Por mais que exista uma diferença genética entre as linhagens, ambas podem causar sintomas parecidos. 

Leia mais: Informação previne: tudo que você precisa saber sobre o HPV 

A importância da vacinação contra a gripe

A vacina da gripe é um imunizante eficaz, indicado para pessoas com idade superior a 6 meses. Além disso, ela se torna fundamental, também, para aquelas que fazem parte de um grupo de risco, como: crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades. 

Precisamos pensar no fato de que a influenza é um vírus capaz de se disseminar com facilidade, além de ser sazonal e com capacidade de causar pandemias. 

Por esses e outros motivos é fundamental que as pessoas se vacinem todos os anos. Outra questão importante é que todos os anos os vírus causadores de doenças graves mudam. Dessa maneira, a fórmula da vacina contra a gripe também é alterada. 

A vacina é a melhor forma de prevenção e a única capaz de evitar uma disseminação em massa do vírus. 

Vacina contra a gripe: tudo sobre o assunto!

Principais dúvidas sobre a vacina contra a gripe 

Como você já sabe, a vacinação é a melhor forma de prevenção! Porém, ainda assim, é comum algumas dúvidas sobre o assunto. 

Entendendo que todos os anos a fórmula da vacina é alterada e que isso pode causar um pouco de confusão nas pessoas, trouxemos algumas das principais dúvidas sobre vacinação e por que você deve se vacinar todos os anos. 

A vacina contra a gripe é segura e eficaz? 

Sim, a vacina é a única capaz de ajudar o corpo a realmente se defender contra o vírus. Apesar de que, como qualquer outra vacina, ela pode causar reações, como: dor no local da injeção, mal-estar, dor muscular e febre. São sintomas comuns e que não são prejudiciais ao corpo. 

Leia mais: Informação previne: o rotavírus pode ser evitado com vacinação 

Por que é necessário me vacinar todos os anos?

Sabendo que todos os anos circulam diferentes tipos de vírus capazes de causar doenças graves, e pelo fato de que a gripe é sazonal podendo originar pandemias e se disseminar rapidamente, a vacina é de extrema importância. 

O motivo de ser necessário a vacinação todos os anos é justamente pelo fato da mutação do vírus e a necessidade de uma fórmula diferente. 

Estou vacinado, posso ficar gripado? 

A resposta para esta pergunta é sim! 

Lembrando que nenhuma vacina tem 100% de eficácia e, por mais que os riscos de contaminação sejam menores, ainda assim é possível ficar gripado. 

A vacina pode reduzir significativamente as sobrecargas do sistema de saúde e ajudar no processo de prevenção de possíveis surtos da doença. 

Leia mais: A importância da vacinação infantil e das visitas regulares ao pediatra para o desenvolvimento saudável na infância 

Existem cuidados a serem tomados antes da vacinação?

Algumas questões precisam de atenção nesse momento da vacinação para que tudo ocorra da melhor maneira. Lembrando que não existe perigo nenhum na vacinação. Contudo, é importante a atenção caso você tenha sintomas como febres agudas, moderadas ou graves. Recomenda-se que nesses casos, aguarde o melhoramento dos sintomas para se vacinar. 

Vacina contra a gripe: tudo sobre o assunto!

Preciso esperar para tomar a vacina da gripe caso tenha me vacinado contra a covid-19?

Sim, segundo o Ministério da Saúde é recomendado um intervalo de 14 dias entre as vacinas. 

Quais os tipos de vacinas da gripe disponíveis? 

Atualmente há dois tipos de vacinas disponíveis, a trivalente que é disponibilizada pela rede pública de saúde. Já a segunda, a quadrivalente,  protege contra as quatro cepas do vírus e é disponibilizada apenas na rede particular. 

CTA


Foto de Leandro Andriani

por Leandro Andriani

Farmacêutico e Bioquímico, graduado no ano de 1995 atua no ramo de imunização a mais 20 anos. Vasta experiência no mercado farmacêutico. E sócio proprietário da Clínica Vaccine.