18/07/2024

Tudo sobre a Efluelda: uma vacina da gripe para idosos protegidos e livres da doença

A Efluelda é uma vacina contra a gripe que oferece 4 vezes mais proteção para as pessoas com 60 anos ou mais. Saiba tudo sobre ela em nosso guia.

A gripe é sempre um desafio, nos fazendo passar por um mau bocado em qualquer fase da vida. Mas na terceira idade, os riscos e complicações são ainda maiores e mais graves. É aí que a vacina Efluelda entra em ação, oferecendo 4 vezes mais proteção para pessoas com 60 anos ou mais, então vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o imunizante.

Qual a importância da vacina da gripe para idosos?
Quais são os riscos da gripe em idosos?
O que é a vacina Efluelda?
Para que serve a vacina Efluelda?
Como funciona o esquema de doses da vacina Efluelda?
Tem efeitos colaterais?
Cuidados antes, durante e após a aplicação
Quais são as indicações e as contraindicações?
Onde tomar a vacina Efluelda?

CTA

Qual a importância da vacina da gripe para idosos?

Antes de conversarmos mais sobre a Efluelda, precisamos dar um destaque para a vacina da gripe para idosos que é super importante, já que esse é um grupo de risco para complicações da doença. E não podemos esquecer que, ao se imunizarem, eles ajudam a proteger toda a comunidade, impedindo a propagação do vírus.

Leia mais: A importância em manter as vacinas em dia em todas as idades

Quais são os riscos da gripe em idosos?

Tomar a vacina da gripe para idosos não só protege eles contra a doença, mas também previne complicações graves, como pneumonia e hospitalizações.

Isso em meio a um cenário bem preocupante que estamos enfrentando no Brasil, onde os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) aumentam cada vez mais. Nas últimas quatro semanas epidemiológicas anteriores ao boletim do mês de julho de 2024 do InfoGripe percebemos que:

  • A prevalência entre os casos com resultado positivo para vírus respiratórios foi de influenza A (21,5%) e influenza B (0,9%)
  • Entre os óbitos, a presença desses mesmos vírus da gripe foi de influenza A (43,2%) e influenza B (1,3%)

Fora isso, os idosos podem desenvolver sintomas como tontura, confusão e agravamento de condições cardíacas ou pulmonares existentes, como falta de ar. Por outro lado, eles têm menos probabilidade de apresentar febre do que os mais jovens.

Leia mais: Vacinas para idosos: quais são e por que vacinar na melhor idade?

O que é a vacina Efluelda?

A Efluelda é uma vacina contra a gripe que oferece uma proteção reforçada, sendo indicada exclusivamente para pessoas com 60 anos ou mais. Essa é uma vacina quadrivalente, o que significa que ela possui 4 vezes mais antígenos (pedaços do vírus) em comparação com uma dose padrão.

Efluelda: uma vacina da gripe para idosos com mais proteção | Vaccine

Para que serve a vacina Efluelda?

A vacina Efluelda foi desenvolvida para reforçar a proteção anual contra a doença em pessoas da terceira idade, que frequentemente apresentam uma resposta bem mais fraca ao receber uma dose padrão da vacina trivalente ou quadrivalente.

Ou seja, essa vacina contra a gripe é mais eficaz do que as outras contra o influenza, justamente por conter mais antígenos que estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos.

Leia mais: Por que as vacinas são importantes para envelhecermos com saúde?

Como funciona o esquema de doses da vacina Efluelda?

O esquema de doses da Efluelda é bem simples: apenas uma dose é necessária para todos os indivíduos acima de 60 anos. Mas e quem já recebeu a dose padrão? Nesse caso, é recomendado aguardar pelo menos 30 dias antes de tomar a vacina.

Tem efeitos colaterais?

Assim como em qualquer imunização, a vacina Efluelda também pode causar reações adversas. Olha só quais são elas:

  • Muito comuns: dor de cabeça, mal-estar, vermelhidão e dor no local da injeção.
  • Comuns: febre e reações no local da aplicação, como inchaço e enrijecimento.
  • Incomuns: vômito, náusea, fadiga e coceira no local da injeção.
  • Raras: tontura, formigamento, ondas de calor, irritação na pele, suores noturnos e erupção cutânea.

Cuidados antes, durante e após a aplicação

Se você ou alguém que receber a vacina Efluelda apresentar febre até 24 horas antes da vacinação, é aconselhável adiar até que a condição melhore.

Em casos de síndrome de Guillain-Barré (SGB) até seis semanas após a dose anterior da vacina, o recomendado é uma avaliação médica bem criteriosa antes de aplicar a nova dose.

Já ao apresentar ocorrências graves ou inesperadas após receber a Efluelda, um profissional de saúde deve ser consultado.

Quais são as indicações e as contraindicações?

Como vimos anteriormente, a vacina Efluelda é recomendada para todas as pessoas com 60 anos ou mais.

No entanto, os idosos com alergia aos componentes precisam de uma atenção especial. A composição da Efluelda inclui proteínas de diferentes cepas do vírus com 60 mcg de HA (antígenos), cloreto de sódio, fosfato de sódio monobásico, fosfato de sódio dibásico, etoxilato de octilfenol (Triton ® X-100), formaldeído, ovalbumina e água para injeção.

Onde tomar a vacina Efluelda?

Agora que você já está por dentro do que é a vacina Efluelda e qual a sua importância para a terceira idade, ficamos felizes em compartilhar que ela está disponível em todas as unidades da Vaccine e já é possível garantir a sua dose.

CTA
Compartilhar
Foto de Leandro Andriani

por Leandro Andriani

Farmacêutico e Bioquímico, graduado no ano de 1995 atua no ramo de imunização a mais 20 anos. Vasta experiência no mercado farmacêutico. E sócio proprietário da Clínica Vaccine.