Com o frio do inverno e outros problemas de saúde por perto, a preocupação com a gripe deve ser levada a sério. Para passar um inverno saudável e manter sua imunidade alta, a gripe precisa passar longe.
Mas a boa notícia é que a proteção contra a gripe não é tão difícil. Já desenvolvemos uma forma muito prática de imunizar nosso corpo contra ela: a vacinação!
A vacina da gripe é um reforço para nosso corpo, que prepara nossas defesas naturais para combater a doença de forma rápida e eficiente.
Essa vacina já existe há anos, protegendo inúmeras vidas pelo mundo. No entanto, muita gente ainda tem dúvidas sobre ela. Por isso, trouxemos este material para você saber tudo sobre a vacina da gripe!
Como funciona a vacina da gripe
A vacina da gripe é uma fórmula feita usando elementos dos próprios vírus da gripe, mas de forma inativa. Esses elementos fazem com que o organismo reaja e prepare as defesas do seu sistema imunológico para combater a gripe!
Essas defesas são chamadas de anticorpos e nesse momento, seu trabalho é fácil – os vírus da vacina estão inativos, então não há muito o que combater. Mas a vantagem é que, depois disso, eles estão preparados para lidar com o vírus de verdade!
Em resumo, o que a vacina faz é criar um inimigo “de mentira” para que o seu sistema imunológico treine e fique preparado para quando a doença de verdade aparecer.
A vacina causa gripe?
Muitas pessoas possuem uma crença de que a vacinação pode causar gripe. Mas isso é completamente falso! Como o vírus na vacina não está ativo, não há nenhuma chance de ele causar a doença.
Pode acontecer de uma pessoa vacinada ainda pegar a gripe, caso tenha contato com uma linhagem ou mutação do vírus diferente dos que a vacina protege, ou mesmo se o contato acontecer nos primeiros dias após a vacinação.
A vacina da gripe só tem todo seu efeito depois de duas ou três semanas. No entanto, a chance de desenvolver a doença é muito menor para quem se vacinou!
Quem deve tomar a vacina da gripe 2020
A resposta para essa pergunta é: seja qual for o ano, todo mundo deveria tomar a vacina da gripe. Ela protege seu corpo, ajuda sua imunidade e diminui muito o risco de acabar pegando essa doença.
No entanto, a vacina é ainda mais importante para alguns grupos de pessoas. São aqueles que têm menos imunidades naturais, maior contato com pessoas que podem estar infectadas ou mais vulnerabilidades – ou seja, pessoas que sofreriam mais com o vírus.
Essas pessoas geralmente são prioridade na campanha de vacinação, e tem sido os principais alvos da vacina da gripe 2020 – principalmente para evitar problemas respiratórios, facilitar o diagnóstico do coronavírus e reduzir a sobrecarga dos hospitais em tempos de pandemia.
A campanha de vacinação 2020 focou em:
- Pessoas com mais de 55 anos;
- Crianças entre 6 meses e 6 anos incompletos;
- Gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias);
- Trabalhadores da área da saúde;
- Povos indígenas;
- Professores;
- Portadores de outras doenças crônicas e condições clínicas;
- Pessoas entre 12 e 21 anos que estão sob medidas socioeducativas;
- População privada de liberdade;
- Funcionários do sistema prisional;
- Profissionais de forças de segurança e salvamento (como policiais e bombeiros).
Mas, mesmo que você esteja fora desses grupos, busque se vacinar! Assim você protege a si mesmo, aqueles que você ama, além de outras pessoas próximas.
Vacina trivalente ou quadrivalente. Qual tomar?
Atualmente, há dois tipos diferentes de vacinas: a trivalente e a quadrivalente, que possuem uma diferença importante.
Antes de entender cada uma delas, é preciso saber que há vários tipos do vírus influenza (o causador da gripe).
A vacina trivalente, que já é muito eficiente, protege o seu corpo contra a maior parte das principais ameaças: os vírus da Influenza A H1N1 e H3N2 e o vírus da Influenza B Yamagata.
Já a vacina quadrivalente vai mais longe. Além dos três tipos que a trivalente já protege, ela também prepara seu corpo para enfrentar o vírus da Influenza B Victoria.
Para resumir: as duas vacinas são muito poderosas para proteger seu corpo dos perigos da gripe. A diferença é que a quadrivalente protege de um tipo a mais de vírus, diminuindo ainda mais os riscos.
Com que frequência devo tomar a vacina?
As principais recomendações é que a vacina seja tomada todo ano a partir de março, podendo ser aplicada nos meses seguintes, sem problemas. O ideal é que a aplicação seja feita antes ou durante os períodos mais frios do ano, que é quando a gripe é mais comum começa a se espalhar.
E precisamos reforçar: ela deve ser tomada anualmente. Isso tem dois motivos:
- A vacina perde a efetividade com o tempo. Entre 6 e 12 meses depois da vacinação, ela deixa de proteger tão bem o seu corpo.
- O vírus da gripe é bastante mutante. Isso significa que os que estavam causando a doença ano passado podem ser diferentes neste ano. Por isso, a vacina da gripe é atualizada anualmente, para tentar proteger contra as mutações mais novas do vírus.
Por isso, não deixe de se vacinar! Aqui na Vaccine Curitiba nós temos a vacina quadrivalente pronta para proteger você e sua família! Você pode entrar em contato com a gente pelo WhatsApp, no número (41) 99203-7086, ou simplesmente clicando neste link: Vaccine Curitiba no WhatsApp.