12/09/2024

Arboviroses: o que são e como ficar longe delas

As arboviroses são um grupo de doenças como dengue, Zika e Chikungunya. Saiba mais sobre elas, os sintomas e como se proteger da maneira certa.

Todos os anos, saem campanhas de conscientização e combate ao mosquito da dengue, uma das arboviroses mais comuns no Brasil. Mas o que são arboviroses? Os sintomas são sempre os mesmos? E a prevenção? Tire essas e outras dúvidas com a leitura.

O que são arboviroses?
Alguns exemplos de arboviroses
E os sintomas de arboviroses?
Como são transmitidas as arboviroses?
Medidas de prevenção e controle das arboviroses

O que são arboviroses?

As arboviroses são um grupo de doenças causadas pelos arbovírus, que se originam de insetos e aracnídeos. Mais frequentes em países de clima tropical, como o Brasil, essas infecções estão se tornando cada vez mais comuns, devido às mudanças climáticas, ao crescimento urbano desordenado, ao desmatamento e à falta de saneamento básico.

Alguns exemplos de arboviroses

Nós sabemos que o nome é difícil, mas você certamente já ouviu falar de alguns exemplos de arboviroses nas notícias, como dengue, zika e chikungunya. Todas são doenças comuns no verão, já que o clima mais quente favorece a proliferação delas:

Dengue

A dengue é mais proeminente em meses chuvosos, em razão do acúmulo de água parada, o que propicia a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

De acordo com os dados de agosto do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, foram registrados 6.498.768 casos prováveis de dengue ao longo de 2024, além de 5.204 mortes confirmadas pela doença e outros 2.032 óbitos em investigação.

Leia mais: Tudo sobre a vacina da dengue e seus benefícios para a saúde

Zika

Quem se lembra da epidemia de zika que ocorreu entre 2015 e 2016? A doença ganhou notoriedade devido a isso e à sua possível relação com casos de microcefalia em recém-nascidos.

Chikungunya

A chikungunya é uma doença relativamente nova em nosso país, com os primeiros casos identificados em 2014, conhecida por causar dores articulares debilitantes. Uma curiosidade é que não é possível contrair a doença mais de uma vez.

Febre amarela

Mais um dos exemplos de arboviroses, a febre amarela é uma doença infecciosa grave. Os últimos casos urbanos foram registrados no Brasil em 1942, de lá para cá, todos os casos confirmados decorrem do ciclo silvestre de transmissão.

Felizmente, essa é uma das doenças imunopreveníveis, então a vacina para febre amarela pode te proteger de sintomas como febre, dores musculares, icterícia e insuficiência hepática.

Arboviroses: o que são e como ficar longe dessas doenças

E os sintomas de arboviroses?

Geralmente, os sintomas de arboviroses são bem parecidos, o que pode dificultar o diagnóstico imediato. As manifestações mais recorrentes são febre, dor de cabeça, dor nas articulações e manchas vermelhas na pele.

Outros sintomas de arboviroses que também podem surgir são vermelhidão nos olhos e coceira pelo corpo. Por isso, o ideal é buscar atendimento médico para obter um diagnóstico correto, já que apenas um exame clínico pode identificar corretamente a patologia.

Como são transmitidas as arboviroses?

As arboviroses são transmitidas principalmente por picadas de insetos, especialmente mosquitos. O Aedes aegypti é o principal vetor de várias delas, incluindo dengue, zika e chikungunya, e após picar uma pessoa infectada, é capaz de transmitir o vírus pelo resto da sua vida.

Em alguns casos de zika, pode acontecer a transmissão vertical, de mãe para filho, durante a gestação, especialmente no primeiro trimestre. Assim como pode ser transmitida por meio de relações sexuais.

Leia mais: Quais as vacinas essenciais para a gravidez?

Medidas de prevenção e controle das arboviroses

A melhor forma de prevenção das arboviroses é impedir a proliferação do mosquito transmissor. Como as fêmeas do Aedes aegypti costumam depositar seus ovos em locais com água parada, é fundamental:

  • Manter o quintal sempre limpo e sem acúmulo de água
  • Evitar o acúmulo de água em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas e outros recipientes
  • Preencher os pratinhos de vasos de plantas com areia
  • Usar repelente durante o dia (período de maior atividade do mosquito)
  • Instalar telas e mosquiteiros nas janelas e portas, especialmente em áreas de risco

Para zika e chikungunya, atualmente, não existem vacinas disponíveis, então essas medidas de prevenção são extremamente importantes.

Temos vacinas para febre amarela e dengue!

Também não podemos deixar de mencionar a vacinação, como no caso da febre amarela, que é recomendada a partir dos 9 meses de idade.

E mais recentemente, o Brasil foi o primeiro país do mundo a disponibilizar uma vacina contra a dengue no sistema público de saúde, a Qdenga, para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

Já em uma clínica de vacinação privada, a proteção se estende, indo dos 4 aos 60 anos. Para garantir a sua e a da sua família, visite a unidade da Vaccine mais próxima.

CTA
Compartilhar
Foto de Leandro Andriani

por Leandro Andriani

Farmacêutico e Bioquímico, graduado no ano de 1995 atua no ramo de imunização a mais 20 anos. Vasta experiência no mercado farmacêutico. E sócio proprietário da Clínica Vaccine.