30/04/2025

Vírus sincicial respiratório: o que é, sintomas e como funciona a prevenção

Entenda o que é bronquiolite, seus sintomas e riscos, e como a vacina contra o vírus sincicial respiratório pode proteger bebês e crianças.

Com a chegada das estações mais frias, os cuidados com a saúde respiratória precisam ser redobrados, especialmente quando falamos de bebês, crianças pequenas e idosos. 

Um dos vírus que mais preocupa nesse período é o vírus sincicial respiratório, responsável pela maioria dos casos de bronquiolite em bebês e por quadros graves de infecção do trato respiratório inferior.

Mas afinal, o que é bronquiolite? Quais são os sintomas, riscos e formas de prevenção? E existe vacina para o vírus sincicial respiratório? Abaixo, respondemos tudo o que você precisa saber.

O que é vírus sincicial respiratório?
Sintomas do vírus sincicial respiratório
O que é bronquiolite?
Existe tratamento para o vírus sincicial respiratório?
Vírus sincicial respiratório: a vacina para bronquiolite salva vidas
Casos de bronquiolite no Brasil: um alerta para famílias

O que é o vírus sincicial respiratório?

O vírus sincicial respiratório (VSR) é altamente contagioso e comum principalmente nos meses de outono e inverno. Ele afeta as vias respiratórias, podendo causar desde quadros leves de resfriado até infecções graves, como bronquiolite e pneumonia.

A transmissão do VSR acontece de forma muito parecida com a gripe e o resfriado: por gotículas de saliva, espirros, tosse ou contato com superfícies contaminadas.

Leia mais: Por que é importante estar atento ao vírus sincicial respiratório (VSR)?

Sintomas do vírus sincicial respiratório

Os sintomas do vírus sincicial respiratório costumam ser leves em adultos saudáveis, mas podem se tornar perigosos para bebês, idosos e pessoas com imunidade comprometida. Entre os sinais mais comuns estão:

  • Nariz escorrendo
  • Febre
  • Tosse persistente
  • Chiado no peito
  • Dificuldade para respirar
  • Falta de apetite

Em bebês, esses sinais podem evoluir rapidamente para bronquiolite, causando inflamação nos brônquios e exigindo acompanhamento médico imediato.

O que é bronquiolite?

A bronquiolite é uma infecção que atinge os bronquíolos (pequenas vias aéreas dos pulmões) causando inchaço, produção de muco e dificuldade respiratória. É mais comum em crianças com menos de 2 anos de idade, especialmente nos primeiros meses de vida.

O vírus sincicial respiratório é o principal causador da bronquiolite, sendo responsável por cerca de 80% dos casos, segundo dados do Ministério da Saúde.

Existe tratamento para o vírus sincicial respiratório?

Não existe um tratamento antiviral específico para o VSR. O manejo é feito com base nos sintomas e no suporte clínico, que pode incluir:

  • Hidratação
  • Uso de inaladores (se indicado)
  • Monitoramento da oxigenação
  • Em casos graves, internação hospitalar

Por isso, a prevenção é a principal aliada na luta contra o VSR e a bronquiolite.

Leia mais: A importância em manter as vacinas em dia em todas as idades

Vírus sincicial respiratório: a vacina para bronquiolite salva vidas

A boa notícia é que agora contamos com uma forma segura e eficaz de prevenção: a vacina contra o vírus sincicial respiratório, conhecida como Beyfortus® (nirsevimabe).

Diferente das vacinas tradicionais, o Beyfortus® não estimula o corpo a produzir anticorpos, mas já fornece os anticorpos prontos contra o vírus, garantindo proteção imediata justamente no período de maior circulação do VSR.

Leia mais: Tudo sobre a Arexvy: a vacina contra o VSR desenvolvida especialmente para idosos

Quem deve receber a vacina?

  • Bebês recém-nascidos, prematuros e a termo com até 12 meses antes do início da temporada do VSR
  • Crianças de até 2 anos com condições médicas que aumentam o risco de infecção grave

Essa é uma grande aliada na prevenção da bronquiolite e pode evitar complicações sérias nos meses mais frios do ano.

Leia mais: Calendário de vacinação infantil: saiba como proteger as crianças do nascimento aos 9 anos

Casos de bronquiolite no Brasil: um alerta para famílias

Em 2024, o Brasil registrou mais de 22 mil casos de bronquiolite em crianças de até 2 anos, com quase 200 óbitos, segundo dados da CNN Brasil. A maioria das internações ocorre justamente nos períodos de maior circulação do VSR, entre março e agosto.

Esse cenário reforça a importância de estratégias de prevenção, como a vacinação e o cuidado com a higiene das mãos, ambientes ventilados e atenção aos primeiros sintomas.

O vírus sincicial respiratório é uma ameaça silenciosa, principalmente para os pequenos. Saber identificar os sintomas, conhecer os riscos da bronquiolite e buscar vacinas eficazes são atitudes que fazem toda a diferença.

Se você tem um pequeno em casa, converse com seu pediatra e venha conhecer as opções de vacinação contra o VSR disponíveis na Vaccine. Nossa equipe está pronta para acolher sua família com todo o carinho e segurança.

CTA
Compartilhar
Foto de Leandro Andriani

por Leandro Andriani

Farmacêutico e Bioquímico, graduado no ano de 1995 atua no ramo de imunização a mais 20 anos. Vasta experiência no mercado farmacêutico. E sócio proprietário da Clínica Vaccine.