Em 2016, o sarampo entrou para a lista de doenças erradicadas no Brasil, quando recebeu o certificado de eliminação pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Três anos depois, perdemos essa conquista.
Segundo o Ministério da Saúde, após uma queda na taxa de vacinação, o vírus voltou a atacar e novos casos foram confirmados. Por isso, estamos aqui para reforçar a melhor maneira de prevenir a doença: com a vacina do sarampo.
O que é sarampo?
Qual a diferença entre sarampo e catapora?
Perguntas e respostas sobre a vacina do sarampo
Onde tomar a vacina do sarampo?
O que é sarampo?
O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus. O quadro do paciente, se for agravado, pode acabar sendo fatal. Existem maneiras de prevenir a doença, mas a melhor opção é, sem dúvida, a vacina para o sarampo.
De acordo com o Ministério da Saúde, o surto de sarampo veio à tona pois ocorreu uma queda do número de vacinações realizadas.
O infectologista da Sociedade Brasileira de Infectologia e professor da Faculdade de Medicina do ABC, Munir Ayub, alerta que durante o outono e o inverno, estações que apresentam temperaturas mais baixas, há probabilidade de aumento de casos de sarampo.
Sintomas de sarampo
- Febre acompanhada de tosse
- Irritação nos olhos
- Nariz escorrendo ou entupido
- Falta de apetite
- Mal-estar intenso
Complicações
O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas bastante complicadas para aqueles que conseguem se curar. Em casos mais extremos, pode até causar a morte.
As principais complicações da doença variam de acordo com a idade do paciente infectado. Confira como isso pode acontecer:
- Crianças: a doença pode causar pneumonia, infecções de ouvido, encefalite aguda (inflamação no encéfalo – parte do sistema nervoso dentro do crânio) e morte.
- Adultos: o quadro pode evoluir para uma pneumonia bem séria.
- Gestantes: a paciente pode acabar tendo um parto prematuro, ou dar à luz um bebê com baixo peso.
Tratamentos para sarampo
Não existem tratamentos para sarampo. Na verdade, os medicamentos utilizados são apenas para reduzir o desconforto provocado pela doença e lidar com os sintomas citados anteriormente.
Outras complicações de origem bacteriana do sarampo podem ocorrer e também devem ser tratadas especificamente.
Qual a diferença entre sarampo e catapora?
Sarampo e catapora (varicela) são doenças imunopreveníveis, causadas por vírus e que deixam lesões na pele, mas não se engane, elas são bem diferentes.
No sarampo, as manchas são vermelhas e planas, começando atrás das orelhas e se espalhando pelo rosto e pelo corpo. Já na catapora, as manchas são bolhas cheias de líquido e aparecem em diferentes estágios no mesmo local, como bolhas, crostas e manchas vermelhas.
Perguntas e respostas sobre a vacina do sarampo
Quem está grávida pode tomar a vacina do sarampo?
A resposta é não, pois isso pode apresentar riscos para o feto. Caso a gestante nunca tenha sido vacinada, o ideal é que isso ocorra apenas após o parto.
Leia mais: Quais as vacinas essenciais para a gravidez?
Com quantos meses tomar a vacina do sarampo?
Os bebês devem ser vacinados contra o sarampo a partir dos seis meses de vida.
E quem tomou só uma dose na infância?
Nesse caso, a proteção não está completa, pois duas doses são necessárias para imunizar corretamente. Quem não tomou duas doses a partir dos 12 meses de vida está suscetível à doença.
Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), em caso de dúvidas, o melhor é se vacinar novamente!
Leia mais: Dose de reforço da vacina: por que existem e qual sua importância pro esquema vacinal?
Qual a idade para tomar a vacina contra o sarampo?
A vacina tríplice viral deve ser tomada aos 12 meses de vida. Já a vacina tetravalente viral deve ser tomada aos 15 meses.
Quais as indicações a respeito da vacinação para adultos e idosos?
Caso o adulto não tenha sido imunizado na idade correta, ele deve tomar a tríplice viral. Não existe idade limite para realizar a imunização.
Quanto aos idosos, uma dose poderá ser recomendada a essa parcela da população, principalmente se estiver acontecendo um surto da doença, como é o cenário ao redor do mundo.
Leia mais: A importância em manter as vacinas em dia em todas as idades
Quem já teve sarampo, precisa se vacinar?
A resposta é não, pois pega-se o sarampo apenas uma vez na vida. Portanto, quem já foi infectado pelo vírus, não terá a doença novamente.
A vacina tem efeitos colaterais?
Os efeitos colaterais da vacina são bastante raros. Mas isso não significa que não podem ocorrer. É preciso estar atento ao período de 5 a 21 dias após a vacinação, principalmente se a vacina tomada foi a tríplice viral.
Entre os efeitos colaterais, temos febre alta, manchas na pele, dor de cabeça e gânglios inchados. No entanto, vale destacar que essa é uma situação extremamente rara!
Onde tomar a vacina do sarampo?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o sarampo e as complicações que a doença pode causar, é importante verificar se você e seus entes queridos já estão protegidos. Se não se lembrarem, não tem problema, é só tomar a vacina para o sarampo de novo na unidade da Vaccine mais próxima.