01/08/2024

Tudo sobre a Arexvy: a vacina contra o VSR desenvolvida especialmente para idosos

Conheça a vacina Arexvy, desenvolvida especialmente para proteger as pessoas com 60 anos ou mais contra o VSR, um vírus altamente contagioso.

Quem ficou de olho nas notícias recentemente percebeu o aumento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil, com o vírus sincicial respiratório (VSR) sendo um dos principais causadores.

A boa notícia é que chegou a vacina Arexvy, primeiro imunizante desenvolvido especificamente para prevenir complicações causadas por esse vírus e as doenças que podem ser desencadeadas pela infecção.

O que é o VSR?
Quais são os sintomas?
Para que serve a vacina Arexvy?
Como funciona o esquema de doses da vacina Arexvy?
Quais são as indicações e as contraindicações?
Quais são as reações mais comuns?
Onde tomar a vacina Arexvy?

CTA

O que é o VSR?

O vírus sincicial respiratório (VSR) é um vírus de RNA que pertence à família paramyxoviridae, o mesmo grupos dos causadores do sarampo, caxumba e parainfluenza, e se espalha através de gotículas de ar, secreções ou contato com uma superfície contaminada.

Assim como todo vírus dessa classe, ele também invade células saudáveis do organismo humano para se multiplicar, prejudicando o funcionamento do corpo. No caso do VSR, as vias aéreas superiores (nariz e faringe) e, às vezes, as vias inferiores (traqueia e pulmões) são infectadas.

Sobre o ano epidemiológico de 2024, o Boletim InfoGripe da Fiocruz revela que dos 97.469 casos notificados de SRAG, 45% deles são positivos para o VSR, o que é bem preocupante.

Leia mais: Por que a vacinação é tão importante em todas as idades?

Quais são os sintomas?

Como o VSR afeta diferentes regiões do sistema respiratório, causa sintomas parecidos aos de um resfriado comum em pessoas saudáveis, como coriza, tosse seca, espirros e dor de garganta. 

Em idosos, bebês e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, os sinais podem incluir dificuldade respiratória, febre alta e chiado no peito.

Os sintomas geralmente desaparecem de forma natural em até 5 dias, mas nos casos mais graves, podem perdurar por mais tempo ou desencadear problemas mais complexos, como bronquiolite e pneumonia.

Leia mais: Tudo sobre a Efluelda: uma vacina da gripe para idosos protegidos e livres da doença

Para que serve a vacina Arexvy?

Como esse vírus é altamente contagioso e pode se espalhar facilmente, coloca em risco todos ao nosso redor, em especial os idosos e pessoas com doenças pulmonares crônicas, como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Devido a essa gravidade, o laboratório GSK desenvolveu a vacina Arexvy, que proporciona uma eficácia de 94,5% contra o VSR. Esse é o primeiro imunizante para prevenção da doença do trato respiratório inferior (DTRI) causada por ele em adultos com 60 anos de idade ou mais, já que os maiores riscos são nessa faixa etária.

Leia mais: Vacinas para idosos: quais são e por que vacinar na melhor idade?

Tudo sobre a Arexvy: a vacina contra o VSR para idosos | Vaccine

Como funciona o esquema de doses da vacina Arexvy?

A Arexvy é uma vacina de dose única e deve ser feita a qualquer momento, independente da sazonalidade. Nossa recomendação é manter as vacinas em dia em todas as idades e, nesse caso, não esperar pela chegada do outono e inverno, quando observamos um aumento exponencial de crises, problemas respiratórios e o VSR é ainda mais predominante.

Quais são as indicações e as contraindicações?

Além das pessoas com 60 anos de idade ou mais, a vacina Arexvy é indicada para aqueles que fazem parte de grupos mais vulneráveis, como cardiopatas, pneumopatas, diabéticos, nefropatas e hepatopatas. Porém, não deve ser aplicada nos seguintes casos:

  • Alergia a qualquer um dos ingredientes da composição
  • Gravidez ou período de amamentação
  • Pessoas com febre aguda e severa no momento da imunização

Ter um simples resfriado não é motivo para adiar a vacinação com a Arexvy. Mesmo em casos de infecções leves, a imunização é importante para proteger não apenas a si mesmo, mas também aqueles ao seu redor.

Quais são as reações mais comuns?

As reações mais comuns da vacina Arexvy incluem dor no local da aplicação, cansaço e dor muscular e nas articulações. Em casos raros, podem surgir reações como manchas na pele, coceira, inchaço da face ou da língua, dor de estômago, enjoo e vômito.

Onde tomar a vacina Arexvy?

Estamos felizes em poder compartilhar as novidades sobre a chegada da Arexvy no Brasil e ficamos ainda mais felizes por saber que temos o imunizante em nossas unidades da Vaccine.

Você pode nos fazer uma visita e garantir a proteção aqui mesmo, ou se preferir, podemos ir até a sua casa e assim a locomoção não precisa ser uma preocupação para a sua família, é só agendar o melhor horário do nosso atendimento Home Care.

Compartilhar
Foto de Leandro Andriani

por Leandro Andriani

Farmacêutico e Bioquímico, graduado no ano de 1995 atua no ramo de imunização a mais 20 anos. Vasta experiência no mercado farmacêutico. E sócio proprietário da Clínica Vaccine.