O rotavírus, por ser uma doença bastante conhecida entre as pessoas, parece ser comum e quase inofensiva. No entanto, ela é uma das grandes causadoras de óbitos em crianças menores de 5 anos, por isso a informação é uma grande aliada no combate.
A relutância em vacinar está cada vez mais em pauta na nossa atual sociedade, isso pode ser um grande problema para as atuais e futuras gerações. O rotavírus é uma doença que se beneficia da não vacinação.
Por isso, a imunização ainda é a melhor forma de salvar vidas e evitar doenças, a vacinação é a grande aliada das pessoas na luta contra o rotavírus. Mas o conhecimento também faz parte dessa batalha, então, continue lendo e saiba tudo para se prevenir desse problema.
O rotavírus e suas principais complicações
Os sintomas e a transmissão do rotavírus
A vacinação e os tratamentos contra esse vírus
O rotavírus e suas principais complicações
Lidar com vírus é sempre uma tarefa complicada, pela complexidade que eles apresentam na sua essência e, principalmente, pela facilidade de transmissão que esses seres possuem.
Com o rotavírus não é diferente, a doença é altamente transmissível e pode levar à morte. Então, todo o cuidado e informação sobre essa doença não são demais, já que sua taxa de transmissão é alta.
Mas, afinal, o que é o rotavírus?
O rotavírus é uma doença viral, que se apresenta em sete formas diferentes de sorotipos, mas nem todas afetam as pessoas, apenas três deles. Por existirem tantos tipos divergentes, todos estão propensos a contrair o vírus mais de uma vez.
O vírus afeta todas as pessoas, no entanto, é mais comum em crianças menores de cinco anos. Sendo um dos maiores causadores de problemas relacionados à diarreia aguda.
Além disso, o rotavírus causa uma infecção no trato digestivo, ou seja, uma gastroenterite. Esse problema consiste na inflamação do estômago e do intestino, que causam diarreia e vômito.
Os quadros mais simples dessa doença tendem a passar em alguns dias, contudo, os mais complicados podem provocam desidratação, hospitalização e até mesmo levar à morte.
Os sintomas e a transmissão do rotavírus
Nem sempre o rotavírus é visível, ele pode ser assintomático. E tende a sair do corpo do infectado em poucos dias, contudo quando ele se apresenta de forma sintomática, pode se manifestar de forma leve ou grave:
Sintomas leves do rotavírus:
- Febre baixa;
- Boca seca;
- Náusea moderada;
- Tosse leve.
Sintomas pesados do rotavírus:
- Diarreia aguda;
- Vômito;
- Febre alta
- Coriza
- Desidratação, em casos muito graves.
Quando os bebês são infectados por esse vírus, na hora da amamentação as mães podem identificar que algo está errado com os seus filhos. Como por exemplo, a boca seca e mais vômito do que o habitual.
São dois sinais fortes de que o bebê foi exposto à doença. Que pode ser transmitida pelo leite materno. A desidratação e a falta de apetite, apesar de mais leves, também são sintomas de rotavírus em bebês.
Entretanto, a forma mais comum de transmissão e que afeta todas as pessoas, é a de transmissão fecal-oral. O vírus é eliminado do corpo da pessoa que está com a doença pelas fezes e contaminam ambientes com água e alimentos.
Por isso as crianças são tão propensas a se infectar com o rotavírus. Faz parte da vida de muitos dos pequenos frequentar lugares com outras crianças, e isso facilita a transmissão da doença e a propagação de surtos nestes ambientes. A visita ao pediatra é fundamental.
A transmissão de forma geral acontece por contato, beijos, aperto de mãos, abraços. Então manter-se higienizado é sempre um ótimo auxílio para a não propagação desse vírus.
A vacinação e os tratamentos contra esse vírus
Na verdade não existem tratamentos específicos contra o rotavírus, o que existe é a vacinação, é um caso parecido com o covid-19, que também não tem remédio, mas possui prevenção com vacina.
A rede pública de saúde oferece um tipo de vacina contra essa doença, ela é conhecida como vacina oral monovalente, já que protege apenas contra um dos três tipos que podem afetar os seres humanos.
Seu esquema vacinal é disponibilizado em duas doses diferentes, por isso, a importância de manter a carteirinha de vacinação atualizada e não perder as datas da segunda dose. Pois a vacinação incompleta não protege!
O outro tipo de vacina que existe contra o rotavírus é a oral pentavalente que previne contra cinco tipos diferentes de sorotipos da doença. Apenas clínicas particulares disponibilizam esse esquema de vacinação.
Não precisa se preocupar, a vacina contra o rotavírus é oral, então o estresse é mínimo. Sem contar que na Vaccine contamos com os melhores profissionais e métodos para que seu filho se mantenha tranquilo na hora de tomar a vacina.
E se você tem outras vacinas que precisam ser colocadas em dia, seja para você ou para seu filho, venha até nós, pois a vacinação é importante em todas as idades. Caso não conheça o calendário de vacinas para mamães e bebês vamos deixar esse texto para você: