10/11/2022

Tudo sobre mamanalgesia e como aliviar a dor da vacina no bebê

Entenda mais sobre a mamanalgesia, os benefícios da prática e saiba como amamentar durante a vacinação é uma técnica que alivia a dor da vacina no bebê.

A vacinação de crianças é um momento de angústia e preocupação para muitas famílias, que não sabem ao certo como aliviar a dor da vacina no bebê.

Porém, como os imunizantes são essenciais desde os primeiros momentos de vida, nada melhor do que afastar o medo das agulhas ou até mesmo impedir que ele apareça com o passar do tempo.

Nesse sentido, algumas estratégias são responsáveis por amenizar o desconforto causado pelas vacinas e hoje nós iremos conversar sobre uma delas, a mamanalgesia.

Em 2021, o Ministério da Saúde publicou uma recomendação que incentivava a amamentação antes e durante a vacinação em crianças.

A medida não farmacológica pegou algumas mamães de surpresa, então o assunto virou pauta de discussões dentro e fora da internet.

Como a orientação é respaldada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e diversos estudos apontaram a eficácia da mamanalgesia, resolvi criar um conteúdo completo sobre o assunto.

Aproveite, tenha uma boa leitura e compartilhe com amigos e familiares.

O que é mamanalgesia?
Quais são os benefícios da mamanalgesia?
Como funciona o procedimento da mamanalgesia?

Tudo sobre mamanalgesia e como aliviar a dor da vacina | Vaccine

O que é mamanalgesia?

O aleitamento materno é um momento bastante especial que envolve acolhimento, conexão e segurança. Seus benefícios são inúmeros, tanto para os bebês quanto para as mamães.

Como mencionei anteriormente, a amamentação também pode fazer parte da vacinação, o que damos o nome de mamanalgesia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática desde 2015, como uma forma de diminuir o desconforto e amenizar a dor dos bebês durante a imunização.

Sendo assim, a mamanalgesia se mostra como mais um incentivo, uma vez que o Brasil sofreu quedas bruscas na vacinação infantil.

Os dados de uma pesquisa realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância  UNICEF) revelaram que a taxa caiu de 93,1% para 71,49% entre os anos de 2019 e 2021.

Leia mais: A importância da vacinação infantil e das visitas regulares ao pediatra para o desenvolvimento saudável na infância

Tudo sobre mamanalgesia e como aliviar a dor da vacina | Vaccine

Quais são os benefícios da mamanalgesia?

A mamanalgesia já foi comprovada cientificamente, então não restam dúvidas de que ela realmente funciona.

Sendo assim, além de tranquilizar a família e diminuir a ansiedade que o momento da vacinação pode causar, a prática analgésica ainda conta com diversos benefícios. Confira mais alguns:

  • Reforça o vínculo entre a mamãe e o bebê
  • Reduz a angústia que a criança sente
  • Diminui a sensação de dor pelo contato próximo com a pele da mamãe
  • Alivia o desconforto pela endorfina presente na amamentação
  • Acalma e conforta o neném devido ao cheiro e ao gosto do leite materno

Leia mais: Criança que chora na hora de tomar vacina, como lidar?

Tudo isso acontece porque a mamanalgesia libera hormônios como ocitocina e endorfina, responsáveis por proporcionar prazer e satisfação.

Ainda que não tenham medo consciente de agulha, a sucção promove uma satisfação neural que relaxa as crianças.

Como resultado, elas deixam de associar o momento da vacinação a algo que causa apenas desconforto.

Alguns profissionais de saúde podem estar desatualizados sobre a mamanalgesia, porém, a técnica pode ser realizada sempre que a mamãe desejar.

Vale ressaltar que ainda que os órgãos de saúde recomendem a prática, ela deve ser tratada como opção. Ou seja, a decisão cabe à família.

Leia mais: A importância da vacinação para manter doenças erradicadas, eliminadas e controlar sua transmissão

Tudo sobre mamanalgesia e como aliviar a dor da vacina | Vaccine

Como funciona o procedimento da mamanalgesia?

Em primeiro lugar, caso a família sinta necessidade, é possível se orientar sobre as vacinas para bebês ou tirar dúvidas sobre as técnicas.

A mamanalgesia é uma prática natural e sem contraindicações, uma vez que envolve apenas o aleitamento materno. Portanto, é uma técnica simples, eficaz, sem custo e livre de intervenção.

Então, vamos às dicas. O bebê deve estar posicionado no colo da mamãe, assim, ambos ficam confortáveis para a aplicação adequada da vacina.

Para um efeito melhor ainda, a amamentação já pode começar alguns minutos antes da vacinação, para a criança se acalmar.

Vale ressaltar que, apesar da mamanalgesia, o bebê sentirá a aplicação e pode chorar enquanto ela acontece. Porém, basta levá-lo de volta ao peito que ele deve se acalmar em alguns instantes.

Além disso, também é possível fazer a aplicação sincronizada durante o aleitamento materno, outra técnica utilizada como manejo de dor.

Leia mais: Estratégia Cocoon: envolva seu bebê com imunização e proteção

Se houver vacinas orais e injetáveis a serem administradas na mesma visita, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomenda que se comece pela vacina oral. Em seguida, após o aleitamento materno, é que a vacina injetável deve ser aplicada.

Aqui na Vaccine o conforto e a segurança sempre estão presentes no momento da vacinação. Então, a mamanalgesia já é incentivada, o que une dois atos de amor em um só.

Nossa equipe está preparada para cuidar da sua família e garantir que a imunização aconteça da melhor forma possível.

Conheça nossos serviços e saiba como tornar esse momento tranquilo para o seu bem mais precioso:

CTA


Foto de Leandro Andriani

por Leandro Andriani

Farmacêutico e Bioquímico, graduado no ano de 1995 atua no ramo de imunização a mais 20 anos. Vasta experiência no mercado farmacêutico. E sócio proprietário da Clínica Vaccine