A febre amarela é uma doença bastante séria causada por um vírus do gênero flavivírus. Ela é transmitida por mosquitos pertencentes às espécies Aedes (principalmente Aedes aegypti, responsável também por transmitir a Zika, a dengue e a chikungunya) e Haemogogus.
Por vezes, a pessoa infectada com o vírus não apresenta sintomas. Mas quando manifestam, eles se tratam de: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.
A forma mais grave da doença é rara mas pode resultar até mesmo em morte. Algumas das complicações que ela pode trazer em forma de sintomas são: insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço.
Não existe cura para a febre amarela, os médicos geralmente apenas realizam tratamentos para lidar com os sintomas. Mas existe uma prevenção extremamente eficaz contra a doença: a vacinação!
A vacina contra a febre amarela
A vacina que previne contra a febre amarela se chama FA.
A FA é indicada para crianças a partir de 9 meses e existem contraindicações da aplicação antes disso.
O esquema de doses funciona da seguinte maneira:
- A primeira dose deve ser administrada aos 9 meses de idade e um reforço deve ser feito aos 10 anos.
- Outras doses na fase adulta apenas são necessárias se indicadas por um médico, ou se o paciente estiver em uma área que apresente risco de epidemia.
Esta é uma das imunizações necessárias na infância. conheça mais delas lendo este post: 14 vacinas que as crianças não podem deixar de tomar
A imunização contra a febre amarela é uma exigência de vacinação para viajantes!
O Brasil é considerado um país endêmico para a febre amarela. Por isso alguns países só permitem a entrada de viajantes brasileiros a partir da apresentação do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) com registro de dose aplicada no mínimo 10 dias antes da viagem. Vale destacar que a dose fracionada não é válida para esse fim.
A Vaccine oferece este certificado para clientes que realizarem a aplicação da imunização contra a febre amarela!
Efeitos colaterais e eventos adversos da vacina
Raramente, a aplicação da vacina pode resultar em alguns efeitos colaterais ou eventos adversos, como:
- Manifestações como febre, dor de cabeça e muscular são os eventos mais frequentes, ainda que raros. Acontecem em cerca de 4% dos que são vacinados na primeira vez e menos de 2% nas segundas doses.
- Manifestações locais como dor na área de aplicação ocorrem em 4% dos adultos vacinados e um pouco menos em crianças pequenas. A dor dura um ou dois dias, de forma leve ou moderada.
- Reações alérgicas como erupções na pele, urticária e asma acontecem com frequência de um caso para 130 mil a 250 mil vacinados.
Contraindicações
Vale destacar que a imunização da febre amarela com a FA é contraindicada para os seguintes grupos:
- Crianças com menos de 9 meses de idade.
- Indivíduos infectados pelo HIV, sintomáticos e com imunossupressão grave comprovada por exame de laboratório.
- Pessoas com imunodepressão grave por doença ou uso de medicação.
- Pacientes que tenham apresentado doença neurológica desmielinizante no período de seis semanas após a aplicação de dose anterior da vacina.
- Gestantes e mulheres amamentando bebês com até 6 meses.
- Pacientes submetidos a transplante de órgãos.
- Pacientes com câncer.
- Pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica).
Mantenha sua família imunizada
Como dito anteriormente, a febre amarela é uma doença endêmica no Brasil. Por isso sua família fica em risco se não estiver imunizada contra a doença.
Deixe você e quem você ama imunizados e em segurança. Basta procurar a Vaccine mais próxima!