20/01/2023

Informação previne: conheça tudo sobre a vacina tríplice bacteriana

Um dos maiores avanços da área da saúde são as vacinas combinadas. Entenda mais sobre a tríplice bacteriana e quais doenças ela protege nossa população.

Hoje em dia, se alguém perguntar sobre inovações que mais chamam a atenção, é muito provável que nosso instinto seja logo pensar em inteligência artificial, 5G ou realidade virtual, por exemplo, estou certo?

E isso não é à toa, graças à tecnologias como essas nossa realidade muda muito rápido e isso gera um grande impacto no dia a dia.

Porém, não podemos negar que os imunizantes continuam sendo uma das maiores e mais marcantes descobertas da humanidade.

Sendo assim, gostaria de dedicar o conteúdo de hoje à vacina tríplice bacteriana, que é um ótimo exemplo de como as pesquisas na área da saúde avançaram. Continue a leitura para entender o porquê.

Para que serve a vacina tríplice bacteriana?
Quantas doses da vacina tríplice bacteriana são recomendadas?
Qual é a diferença entre as vacinas DTP e DTPa?

CTA

Para que serve a vacina tríplice bacteriana?

Também conhecida como dTpa, o imunizante é combinado, então previne de uma vez só contra três doenças diferentes causadas por bactérias: difteria, tétano e coqueluche.

  • Como a vacina tríplice bacteriana é aplicada? Geralmente é administrada por via intramuscular, no braço ou na coxa.
  • Onde o imunizante é encontrado? Nas clínicas privadas de vacinação e nas Unidades Básicas de Saúde.
  • Para quem a vacina tríplice bacteriana é indicada? Para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Como as doenças são altamente contagiosas e podem causar complicações graves à saúde e comprometer o bem-estar das pessoas, o imunizante é uma forma eficaz de prevenir seus sintomas e reduzir a sua incidência na população.

🔔 Importante: a vacina tríplice bacteriana também é recomendada para pessoas que convivem com crianças menores de 2 anos de idade, principalmente bebês com menos de 12 meses. Isso inclui familiares, babás, cuidadores e profissionais da área da saúde.

Leia mais: Doenças respiratórias e a importância da vacinação

Cada componente do imunizante contém uma forma inativada da bactéria que causa a doença, assim, após a administração da vacina, nosso sistema imunológico reconhece a bactéria e produz anticorpos para combatê-la.

Porém, vale ressaltar que a vacina é contraindicada para pessoas que tiveram anafilaxia ou sintomas neurológicos provocados por algum ingrediente encontrado na composição ou após a aplicação.

Informação previne: tudo sobre a vacina tríplice bacteriana | Vaccine

Quantas doses da vacina tríplice bacteriana são recomendadas?

O imunizante geralmente é administrado pela primeira vez aos 2 meses de idade, seguido de doses de reforço aos 4 meses, entre os 6 e 18 meses e depois entre os 4 e 6 anos.

Já os adultos precisam de doses de reforço a cada 10 anos e só assim garantem a proteção contínua contra as doenças.

Leia mais: Dose de reforço da vacina: por que existem e qual sua importância pro esquema vacinal?

Além disso, crianças com mais de 7 anos ou adolescentes e adultos que não tomaram alguma dose da vacina, devem ser protegidos com uma dose inicial da dTpa, seguida de duas ou três doses da dT.

Gestantes também devem se proteger com uma dose de dTpa, a cada gravidez, a partir da 20ª semana. Porém, caso isso não aconteça, devem receber o quanto antes, após o parto e ainda na maternidade se possível.

Informação previne: tudo sobre a vacina tríplice bacteriana | Vaccine

Qual é a diferença entre as vacinas DTP e DTPa?

Basicamente, existem dois tipos de vacina tríplice bacteriana, uma acelular (DTPa) e outra de células inteiras (DTP).

A DTP é fabricada com a bactéria B. pertussis inteira, agente causador da coqueluche. Ainda que conte com uma boa eficácia, apresenta alguns efeitos adversos mais frequentes e mais intensos.

Já a DTPa é uma versão mais recente, produzida apenas com fragmentos da mesma bactéria, o que significa que estimula a imunidade do organismo mas diminui a frequência e a intensidade dos efeitos adversos.

Além disso, a vacina tríplice bacteriana acelular pode ser aplicada em associação com o imunizante que protege contra o haemophilus influenzae tipo b (Hib). Assim, é possível garantir ainda mais proteção em apenas uma aplicação.

Por fim, o que deve ser levado do conteúdo de hoje é que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a infecção e as complicações relacionadas à difteria, tétano e coqueluche.

E se você ficou com mais alguma dúvida, a Vaccine está pronta para esclarecer todo e qualquer questionamento que surgir, pois queremos garantir a saúde e o bem-estar da sua família.

Sendo assim, conheça nossos serviços, encontre a unidade mais próxima e atualize sua carteirinha de vacinação o quanto antes:

cta
Compartilhar
Foto de Leandro Andriani

por Leandro Andriani

Farmacêutico e Bioquímico, graduado no ano de 1995 atua no ramo de imunização a mais 20 anos. Vasta experiência no mercado farmacêutico. E sócio proprietário da Clínica Vaccine