Nós sabemos que os jovens estão passando por uma fase complicada e cheia de novos desafios, mas as vacinas para adolescentes não podem ser deixadas de lado.
Um estudo da UNICEF revelou que os jovens confiam pouco na imunização, o que demonstra a importância de conscientizar as pessoas mais novas e mudar esta percepção.
Sendo assim, também é papel dos responsáveis se certificar de que as carteirinhas de vacinação da sua família estão em dia.
Isso porque o cuidado que começa na infância é apenas a primeira etapa de proteção contra uma série de doenças.
Afinal, a medida de prevenção garante que os adolescentes aproveitem a fase da melhor forma possível.
Pensando nisso, hoje eu compartilho com você a importância do calendário de vacinação e porque ele não deve ser menosprezado nesta faixa etária.
A importância das vacinas para adolescentes
Quando um bebê chega nas famílias é normal que elas se preocupem com a série de vacinas que fazem parte dos primeiros anos de vida.
No entanto, conforme as crianças crescem, as visitas regulares ao pediatra se tornam menos frequentes e a importância da imunização cai no esquecimento.
Isso porque a preocupação com o calendário vacinal para crianças e idosos é mais frequente, devido ao sistema imunológico frágil e por serem considerados grupos de maior risco para desenvolver complicações graves.
Contudo, os adolescentes também devem ficar atentos à imunização e é papel das famílias estimularem este cuidado.
Nesse sentido, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomenda onze vacinas em seu calendário de vacinação para adolescentes e jovens entre 11 e 19 anos de idade.
Afinal, é importante reforçar as defesas do organismo contra doenças como difteria, tétano e HPV.
Leia mais: Dose de reforço da vacina: por que existem e qual sua importância pro esquema vacinal?
Ainda que o governo federal tenha introduzido novas vacinas ao Sistema Único de Saúde e ampliado a faixa etária dos grupos contemplados, alguns imunizantes continuam disponíveis apenas na rede privada.
Sendo assim, é importante analisar a carteirinha de vacinação da sua família e descobrir qual está faltando para colocar em dia.
Leia mais: A importância em manter as vacinas em dia em todas as idades
Outro fator preocupante para nossa população é que desde 2015 a cobertura vacinal no Brasil vem diminuindo, o que coloca a saúde de todas as pessoas em risco.
O Ministério da Saúde enumerou as possíveis causas da queda, sendo as principais o desconhecimento sobre a importância e benefícios das vacinas, fake news, grupos antivacinas e medo de eventos adversos.
Além disso, o sucesso das ações de vacinação conduzidas pelo Plano Nacional de Imunizações no controle de doenças gerou a falsa sensação de que não há mais necessidade de imunização.
Contudo, é exatamente este cuidado que permite que nossos adolescentes continuem a não ter contato com infecções que foram eliminadas ou até mesmo erradicadas.
Leia mais: A importância da vacinação para manter doenças erradicadas, eliminadas e controlar sua transmissão
Calendário de vacinação para adolescentes
Antes de mais nada, recomendamos sempre levar a carteirinha de vacinação para que assim os profissionais de saúde possam verificar as doses já aplicadas e registrar as novas imunizações.
Contudo, vale ressaltar que a ausência do documento não é um impeditivo para se vacinar.
Em caso de perda, a orientação é procurar o posto de saúde onde os imunizantes foram aplicados, resgatar o histórico e fazer a segunda via.
Porém, agora vamos ao que interessa, as principais vacinas indicadas para adolescentes. Como rotina, as recomendações da SBIm são as seguintes:
- HPV
- Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto – dTpa ou dTpa-VIP
- Dupla adulto – dT
- Influenza
- Meningo ACWY
- Meningo B
Leia mais: Informação previne: saiba mais sobre a prevenção da meningite meningocócica
Além disso, a SBIm ainda recomenda alguns imunizantes para os adolescentes que ainda não completaram o esquema vacinal. Confira quais são eles:
- Tríplice viral
- Varicela
- Hepatite A
- Hepatite B
- Febre amarela
- Dengue
Em alguns casos especiais que envolvem histórico do paciente, viagens e situações de risco aumentado para determinadas doenças o cuidado com as vacinas deve ser redobrado.
Por fim, contamos com sua ajuda para levar informação correta aos adolescentes e jovens sobre a importância da vacinação.
Nós estamos fazendo nossa parte e contamos com as vacinas para crianças e adolescentes para garantir saúde e bem-estar de todas as faixas etárias.
Conte com a Vaccine para proteger a vida de quem você mais ama.