22/12/2020

Quais vacinas os adultos precisam tomar?

Estamos acostumados com a vacinação na infância, não é? Há numerosas vacinas que as crianças não podem deixar de tomar, mas, depois disso, muita gente ignora a importância da imunização em adultos. Isso gera uma situação preocupante! Segundo a pesquisa Vaccinate for Life, realizada em 2019 pela Ipsos MORI, apenas 31% dos adultos brasileiros estão em dia com sua vacinação. ... Read More

Estamos acostumados com a vacinação na infância, não é? Há numerosas vacinas que as crianças não podem deixar de tomar, mas, depois disso, muita gente ignora a importância da imunização em adultos.

Isso gera uma situação preocupante! Segundo a pesquisa Vaccinate for Life, realizada em 2019 pela Ipsos MORI, apenas 31% dos adultos brasileiros estão em dia com sua vacinação.

O problema é sério porque os adultos também precisam tomar vacinas! Existe inclusive um calendário específico de vacinas para adultos, que busca garantir a imunização contra várias doenças que protegem não apenas quem foi imunizado, mas também sua família e outras pessoas do seu convívio.

Ou seja: a vacinação é para todas as idades! Por isso, conheça quais vacinas são essenciais para uma boa imunização em adultos:

  • Mantenha a imunização em dia: quais vacinas o adulto deve tomar?
  • Vacinas para a terceira idade: proteja sua saúde
  • Faltaram vacinas na infância? Então é hora de atualizar a carteirinha!
  • Como colocar em dia a sua vacinação?

Mantenha a imunização em dia: quais vacinas o adulto deve tomar?

Comece a organizar sua imunização com a lista de principais vacinas recomendadas pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) para pessoas a partir dos 20 anos:

Influenza (gripe)

A vacina da gripe é uma das mais conhecidas nesta lista. Como o vírus Influenza é bastante mutável, ela deve ser tomada durante a vida toda, uma vez por ano (geralmente entre abril e maio).

Quer entender mais sobre ela? Então leia nosso artigo: O que você precisa saber sobre a vacina da gripe?

Dupla adulto – dt (difteria e tétano)

Difteria e tétano são doenças sérias! Na fase adulta, a imunização contra elas deve ser feita a cada 10 anos, começando quando a pessoa completa 20 anos de idade.

Então, se você tem mais de 20 anos e ainda não tomou sua primeira dose de dupla adulto, é hora de procurar a vacinação.

HPV

A imunização contra a HPV é recomendada na infância e na adolescência. Contudo, como a vacina é nova, a grande maioria dos adultos não teve acesso a ela. 

Por isso, para conseguir a proteção contra o vírus, tome a primeira dose assim que puder. Dois de dois meses, você deve tomar a segunda. Por fim, seis meses após a primeira dose, tome a terceira.

Meningite B e ACWY

Essas duas vacinas fazem parte do calendário infantil de imunizações, mas não são oferecidas pelo SUS. Por isso, muita gente não se vacinou na infância e precisa buscar essa vacinação na idade adulta.

A partir dos 20 anos, para conseguir essa proteção o adulto deve tomar uma dose da vacina meningocócica ACWY a qualquer momento. Também recomenda-se tomar duas doses da meningocócica B, respeitando um intervalo de um ou dois meses entre elas.

Além dessas principais, há ainda outras vacinas muito importantes para adultos. Você pode conferir todas elas no site da Vaccine: Vacinas para adultos.

Vacinas para a terceira idade: proteja sua saúde

Vacinas para a terceira idade

Além dessas vacinas que devem ser tomadas a partir dos 20 anos, ainda há uma lista de imunizações que são essenciais para adultos que passaram dos 50. 

Os principais exemplos são as vacinas contra a pneumonia e contra a Herpes Zóster.

Quer conhecer todas as imunizações mais importantes na terceira idade? Então confira nosso artigo: Vacinas para idosos: quais são e por que vacinar na terceira idade?

Faltaram vacinas na infância? Então é hora de colocar a carteirinha em dia!

Há ainda algumas vacinas que um adulto precisa tomar, caso não tenha recebido as doses necessárias na infância. Afinal, nem todos puderam deixar sua carteirinha em dia antes de chegar à fase adulta.

As principais imunizações que não podem ficar para trás são:

  • Hepatite A
  • Hepatite B
  • Febre Amarela
  • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
  • Varicela (catapora)

Confira sua carteirinha, avalie se você recebeu todas essas vacinas e procure a melhor forma de se imunizar!

Como colocar em dia a sua vacinação?

Entendeu a importância de um adulto tomar vacinas? Essas imunizações são essenciais para proteger você e todos que você ama, então é hora de correr para pegar a carteirinha e ir atrás da vacinação!

Algumas vacinas dessas estão disponíveis no SUS, como é o caso da vacina para a Influenza, que pode ser tomada gratuitamente por pessoas dos grupos de risco (gestantes, idosos e pessoas com asma).

Contudo, se você quer receber a imunização completa contra todas essas doenças, tendo mais conforto, tranquilidade e um atendimento completo, você pode procurar clínicas particulares.

Um exemplo é a clínica de vacinas Vaccine, que está em Curitiba, Pato Branco e Francisco Beltrão, imunizando centenas de pessoas todos os anos, com carinho, cuidado e vacinas de qualidade.

Tem crianças na família e quer garantir a imunização delas também? Então acesse nosso calendário especial para a vacinação infantil:

Baixe agora: Calendário de Vacinação Infantil
Compartilhar
Foto de Leandro Andriani

por Leandro Andriani

Farmacêutico e Bioquímico, graduado no ano de 1995 atua no ramo de imunização a mais 20 anos. Vasta experiência no mercado farmacêutico. E sócio proprietário da Clínica Vaccine