17/02/2023

Vacinação em prematuros: fique por dentro da importância e saiba quais são as recomendadas para proteger os bebês

A vacinação em prematuros é um cuidado primordial para que os bebês cresçam e se desenvolvam, saiba mais sobre a importância e quais são as recomendadas.

As famílias acompanham a gravidez e não veem a hora do nascimento finalmente chegar, afinal, o momento é aguardado por meses. Porém, algumas vezes muitas pessoas são pegas de surpresa, quando os bebês nascem prematuros.

Todos os anos, cerca de 340 mil bebês nascem antes do tempo no Brasil, como revelaram dados do Ministério da Saúde. Inclusive, novembro é reconhecido mundialmente como o mês internacional de sensibilização para a prematuridade.

E não é à toa, eles são pequenos guerreiros, que lutam diariamente para se desenvolver e crescer fortes e saudáveis. Então, nosso primeiro instinto é proteger e cuidar ainda mais dos pequenos.

Sendo assim, é comum que muitas famílias se questionam sobre como funciona a vacinação em prematuros, por exemplo.

Pensando nisso, eu resolvi dedicar um conteúdo especialmente para o assunto. Continue a leitura para entender mais como manter o calendário de vacinação para bebês prematuros sempre em dia.

CTA

Qual é a importância da vacinação para bebês prematuros?

Bom, antes de entendermos mais sobre a vacinação em prematuros, é importante sabermos porque eles precisam de um cuidado especial.

Cada uma das fases da gestação tem uma função muito importante para o desenvolvimento. Durante o terceiro trimestre da gravidez, por exemplo, é quando as mamães passam anticorpos e nutrientes para os bebês. Assim, crescem, ganham o peso ideal e desenvolvem o seu sistema nervoso.

Desse modo, quando nascem antes do tempo, a sua quantidade de anticorpos protetores é bem menor. Como resultado, alguns fatores como crescimento, desenvolvimento cognitivo e neuropsicomotor são prejudicados.

Além disso, muitos deles acabam sendo mais suscetíveis a infecções ou não conseguem receber o aleitamento materno como deveriam.

Mas é aí que entra um calendário de vacinação especial, muito semelhante ao de vacinas para bebês recém-nascidos, que completaram os nove meses de gestação. A diferença entre eles é que, geralmente, os imunizantes para os bebês de termo – como são chamados quando nascem no período esperado – são combinados de células inteiras.

🔔 Aprenda como lidar com a criança que chora na hora de tomar vacina.

Nesse sentido, a Sociedade de Brasileira de Pediatria (SBP) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstram que o calendário considera diversos fatores como:

  • Diminuição das possíveis reações adversas
  • Peso
  • Idade gestacional
  • Risco de descompensação cardíaca e outras doenças
  • Necessidade de um esquema de doses especial

💡 Importante: no caso de bebês prematuros, o recomendado são as vacinas combinadas acelulares que causam menos reação, especialmente naqueles com menos de 31 semanas de vida ou que pesam menos de 1 kg.

Saiba como funciona a vacinação em prematuros | Vaccine

Quais são as vacinas recomendadas para bebês prematuros?

Vacinas recomendadas no primeiro ano de vida

💉 Vacinas📝 Esquemas e recomendações
BCD IDDeve ser aplicada ainda na maternidade, em recém-nascidos com peso maior ou igual a 2 kg. Se o bebê nasce com peso abaixo do indicado, deve esperar atingir o peso ideal para só então receber a imunização.
PalivizumabeAs recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) são doses mensais consecutivas de 15 mg/kg de peso, de até no máximo cinco aplicações para os seguintes grupos:
Prematuros até 28 semanas gestacionais, no primeiro ano de vida.Prematuros até 32 semanas gestacionais, nos primeiros seis meses de vida.Bebês com doença pulmonar crônica da prematuridade e/ou cardiopatia congênita, até o segundo ano de vida¹.
Hepatite BPrimeira dose ainda nas primeiras 12 horas de vida, de preferência logo após o nascimento. Seguindo, obrigatoriamente, um esquema de doses aos 2, 4 e 6 meses para recém-nascidos com peso abaixo de 2 kg ou menos que 33 semanas de idade gestacional.
RotavírusAplicação, na idade cronológica, aos 2 meses de vida. Respeitando a idade limite máxima de aplicação da primeira dose de 3 meses e 15 dias do calendário de vacinação para crianças.²
Tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche)Dose inicial aos 2 meses de vida, seguindo a idade cronológica.Para bebês prematuros, hospitalizados ou não, utilizar preferencialmente as vacinas acelulares e, assim, reduzir o risco de eventos adversos.
Haemophilus influenzae tipo BDose inicial aos 2 meses de vida, seguindo a idade cronológica. Reforço aos 15 meses de vida.
Poliomielite inativada (VIP)Dose inicial aos 2 meses de vida, respeitando a idade cronológica. Seguida de duas doses aos 4 e 6 meses.
Pneumocócica conjugadaDose inicial aos 2 meses de vida, o mais precocemente possível, mas respeitando a idade cronológica. Seguida de duas doses aos 4 e 6 meses e um reforço aos 15 meses.
Meningocócicas conjugadas ACWY ou CDose inicial aos 3 meses de vida, seguindo a idade cronológica.
Meningocócicas BVacinação de acordo com a idade cronológica. Sendo duas doses com intervalo de dois meses entre cada, idealmente aos 3 e 4 meses de idade, seguida de uma dose de reforço entre 12 e 15 meses de idade.
InfluenzaVacinação de acordo com a idade cronológica. Iniciando a partir dos 6 meses de vida, conforme a sazonalidade do vírus.
Febre amarelaVacinação de acordo com a idade cronológica, aos 9 meses e aos 4 anos de idade.

¹ Desde que os bebês prematuros estejam em tratamento das patologias nos últimos seis meses.
² Vacina de vírus atenuado, via oral, portanto é contraindicada em ambientes hospitalares.

🔔 Entenda como funcionam as doenças respiratórias e a importância da vacinação.

Imunoglobulinas recomendadas no primeiro ano de vida

💉 Vacinas📝 Esquemas e recomendações
Imunoglobulina humana anti-hepatite B (IGHAHB)Indicada para recém-nascidos de mães portadoras do vírus da hepatite B.
Imunoglobulina humana antivaricela zóster (IGHAVZ)Recomendada nas seguintes situações:
Para prematuros nascidos entre 28 e 36 semanas de gestação expostos à varicela, quando a mamãe tiver histórico negativo para a doença.Para prematuros nascidos com menos de 28 semanas de gestação ou com menos de 1 kg de peso, expostos à varicela, independente do histórico materno.
Imunoglobulina humana antitetânica (IGHAT)Recomendada para recém-nascidos prematuros com lesões potencialmente tetanogênicas, independente do histórico vacinal materno.

🔔 Saiba mais sobre a importância da vacinação infantil e das visitas regulares ao pediatra para o desenvolvimento saudável na infância.

Agora que você já sabe quais são as vacinas essenciais para bebês prematuros, é muito importante se atentar para não esquecer nenhuma delas.

Vale ressaltar que cada um tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, mas as famílias precisam fazer o que estiver ao seu alcance para que eles superem as adversidades.

Portanto, conte com opções de vacinas mais completas, combinadas e acelulares como as disponíveis em todas nossas unidades.

Com a atenção e o carinho que você só encontra na Vaccine, o seu bem mais precioso estará protegido, assim como ele merece.

CTA
Compartilhar
Foto de Leandro Andriani

por Leandro Andriani

Farmacêutico e Bioquímico, graduado no ano de 1995 atua no ramo de imunização a mais 20 anos. Vasta experiência no mercado farmacêutico. E sócio proprietário da Clínica Vaccine.