04/11/2021

Novembro Azul e a importância da prevenção na saúde do homem

Entenda a importância da vacinação masculina para prevenção de doenças e garantia do bem-estar e qualidade de vida.

Novembro Azul é uma campanha de conscientização masculina sobre a necessidade de cuidar da própria saúde. Ela acontece em novembro e tem a cor azul como símbolo. 

A ação vem ganhando importância nos últimos anos, contudo, a saúde masculina continua recebendo menos atenção do que deveria. Muitos homens ainda recusam-se a ir ao médico e verificar como anda seu estado mental e corporal. 

Isso porque o cuidado com a saúde é visto por parte dessa população como uma demonstração de fragilidade, por isso a rejeição continua muito grande por parte dos homens. 

Por isso, nós queremos aproveitar essa data para salientar a importância do cuidado com a saúde masculina sempre. Vá ao médico, faça exames e vacine-se! A prevenção é a parte mais importante do cuidado. 

Imunização masculina e o calendário de vacinação para homens
A importância da vacina contra o HPV para o Novembro Azul

Imunização masculina e o calendário de vacinação para homens

A campanha do Novembro Azul é fundamental por causa da relutância por parte do público masculino em buscar o atendimento de profissionais da saúde. É no médico que você pode pedir exames de rotina, se livrar daquela dorzinha chata e buscar qualidade de vida por muito tempo.

Mas não é só isso! A prevenção também envolve outro passo muito importante: a vacinação. Ela vai garantir a imunização total contra vários tipos de doenças que poderiam te prejudicar pelo resto da sua vida. 

Leia mais: Quais vacinas os adultos precisam tomar?

É por isso que você precisa saber quais vacinas são fundamentais e quando é necessário tomá-las para manter sua carteirinha atualizada! Lembre-se de que muitas dessas vacinas costumam ser tomadas na infância, mas, caso você ainda não esteja imunizado, nunca é tarde para procurar a imunização.

Confira algumas das principais vacinas para homens que querem cuidar de sua saúde:

  • Tríplice Viral: essa vacina é aplicada na infância e protege o homem contra três doenças: sarampo, caxumba e rubéola.
  • Hepatite B: a vacinação geralmente ocorre nas primeiras 24 horas de vida. Ela impede o desenvolvimento de hepatite crônica.
  • Hepatite A: a aplicação dessa vacina é recomendada a partir dos 12 meses de vida e é essencial para proteger contra essa forma de hepatite.
  • Varicela: também é aplicada no início da vida, em casos de surtos, antes dos 9 meses de idade.
  • DTPA: essa vacina protege contra três doenças, difteria, tétano e coqueluche. Ela é aplicada na infância, mas também possui doses de reforço na adolescência e na fase adulta. Fique atento às datas!
  • DT: a DT é recomendada para pessoas que não concluíram ou não sabem se já tomaram as vacinas contra a DTPA. Se você não tiver certeza se já tomou, busque uma clínica de vacinas.
  • Meningocócica: a meningite é uma doença séria, com muitas variações. Assim, as vacinas também são variadas, mas a mais indicada é quadrivalente, que protege contra os tipos A, C, W e Y. A vacinação ocorre na infância e há reforço para pessoas que vão viajar para lugares de risco.
  • Pneumocócicas: geralmente as vacinas contra essa doença são conjugadas, ou seja, combinam dois tipos de antígeno. Os tipos VPC10 e VPC13 são aplicados na infância, contudo a VPC13 pode ser replicada em pessoas com doenças crônicas e idosos.
  • Herpes-zoster: uma doença que começa a se manifestar a partir dos 50 anos, por isso as vacinações só acontecem a partir dos 60 anos.

Confira também o calendário de vacinação e as principais vacinas para todas as idades:

A importância da vacina contra o HPV para o Novembro Azul

Além das já citadas, uma imunização que merece destaque é a vacina contra o HPV. Essa DST é um risco sério para a saúde do homem e pode causar diferentes tipos de câncer, inclusive de orofaringe, anal, de pênis e próstata.

No Brasil,  o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando apenas atrás do de pele, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), ele acomete mais de 29% dos homens.

Por isso é tão importante vacinar-se contra essa doença. É uma proteção para você e também para quem você ama.

O ideal é que a vacinação masculina contra o HPV aconteça entre os 9 e 26 anos de idade.

Os números dessa doença são tão altos, porque os homens no Brasil ainda apresentam muita dificuldade para cuidar de forma apropriada da saúde. Principalmente quando cuidar da saúde, está relacionado a ir ao urologista.

Por isso, indo ao médico você estará se protegendo e mostrando para sua família que você a valoriza em primeiro lugar. Vacine-se, proteja-se!  


Lembre-se: a vacinação é fundamental para garantir a segurança, o bem-estar e a qualidade de vida. Proteja você e sua família e não deixe de reforçar a imunização quando for viajar. 

Preparamos um calendário especial com todas as vacinas necessárias a viajantes. Confira:

Guia de vacinação para viajantes
Compartilhar
Foto de Leandro Andriani

por Leandro Andriani

Farmacêutico e Bioquímico, graduado no ano de 1995 atua no ramo de imunização a mais 20 anos. Vasta experiência no mercado farmacêutico. E sócio proprietário da Clínica Vaccine.