Já parou para pensar a razão de algumas vacinas terem dose de reforço? Essa questão foi muito levantada neste último ano por conta do esquema vacinal contra a covid-19, em que muitas fake news foram espalhadas tentando negar a eficácia da vacinação.
Uma prova disso é que, o mês de maio de 2022 — em que a grande maioria da população já se encontra vacinada com as 3 doses (1ª e 2ª dose e uma dose de reforço) — possui uma queda de 95% no número de mortes em relação ao mês de maio de 2021, segundo a revista Veja.
Portanto, para te ajudar a entender melhor a razão da dose de reforço ser tão importante no esquema vacinal, separamos ao longo deste blog tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Boa leitura!
Por que existem doses de reforço?
Por qual razão a dose de reforço é exigida?
A importância de colocar em dia todo o esquema vacinal
Por que existem doses de reforço?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informa em seu site o motivo de alguns imunizantes necessitarem de reforço enquanto outros protegem pro resto da vida.
Segunda as informações, as doses de reforço são necessárias para permitir a produção de anticorpos de longa vida e o desenvolvimento das células de memória.
Dessa forma, o corpo fica treinado para combater o organismo causador da doença específica, reforçando a memória do agente patogénico, para o combater rapidamente, numa eventual exposição futura.
Dessa maneira, o que vai definir se o esquema vacinal de uma determinada vacina precisará de doses de reforço é, principalmente, o tipo dela.
Atualmente, existem vacinas altamente imunogênicas, pois despertam uma resposta imune muito forte, contando também com uma célula de memória muito importante.
Esses tipos de vacinas costumam imunizar para o resto da vida com uma ou duas doses, como é o caso dos imunizantes contra:
- Sarampo
- Rubéola
- Catapora
- Febre amarela
Esse tipo de vacina costuma contar com o vírus atenuado (que imita a própria infecção natural) , o que acaba gerando uma resposta imune mais robusta.
Porém, nem todos os imunizantes podem ser feitos da mesma forma. Muitas vezes, dependendo da doença, só é possível criar vacinas com fragmentos dos vírus e bactérias, o que geralmente induzem a uma resposta imunológica de mais curta duração.
Algumas vacinas que necessitam de reforço em tempos e tempos:
- Tétano
- Difteria
- Coqueluche
- Entre outras
Ler mais: Como funciona a vacinação contra o tétano?
Por qual razão a dose de reforço é exigida?
Bom, como você já deve estar pensando, é fundamental complementar o esquema vacinal de vacinas que possuem reforço. Caso contrário, a proteção não é garantida.
Ao passar o tempo previsto para tomar as outras doses de uma vacina, seu corpo fica desprotegido. Um exemplo é com a própria vacina da covid, em que a dose de reforço oferece um aumento significativo na resposta imunológica contra a doença.
Outro ponto importante de se situar é que o esquema não precisa ser recomeçado, mesmo após já ter passado o tempo de tomar a dose de reforço. Usando como exemplo novamente a vacina contra a covid-19, se passou o tempo para tomar a dose de reforço, você não precisa ir nos postos de vacinação e tomar desde a primeira dose novamente, mas sim apenas tomar a que estava faltando.
Porém, se você perdeu sua carteirinha de vacinação e não lembra se tomou ou não, aí sim não tem problema em repetir a dose anterior, já que é melhor garantir a proteção.
A importância em colocar em dia todo o esquema vacinal
Manter todo o esquema vacinal em dia é mais do que essencial para blindar o organismo contra as doenças que ameaçam a saúde da população em geral. Sendo assim, ao vacinar-se você cuida não somente de sua saúde, mas daqueles que você ama e estão ao seu redor.
Dessa maneira, quando uma pessoa não quer se vacinar, acaba colocando em risco toda a população que não pode tomar a vacina para aquela doença.
Nos dias de hoje, é ainda mais necessário procurar manter a carteirinha de vacinação atualizada, principalmente em crianças, já que as taxas de vacinação no país vem caindo cada vez mais por conta das fake news e da própria pandemia.
Isso pode apresentar um verdadeiro problema para a população, em que doenças que já foram controladas e até mesmo erradicadas podem voltar à tona. A poliomielite é um excelente exemplo disso, já que o Brasil é um dos 5 países sul-americanos que apresentam altos riscos à volta da doença.
Ler mais: Poliomielite: tudo sobre a doença e a vacina
Portanto, verifique a carteirinha de vacinação de sua família e venha para a Vaccine garantir a imunização e saúde de todos que você ama.